terça-feira, 18 de outubro de 2011

DANOS DA GASOLINA ADULTERADA



O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários problemas nos motores dos carros, dentre eles:
- Entupimento da bomba de gasolina – que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor “morre”, sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar.
- Corrosão do sistema de injeção eletrônica – que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse sistema parar de funcionar, o carro para também.
- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor – causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação delas. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer. Só aparecem cerca de 5000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada.

ÍNDICE DE OCTANAGEM

Para uma gasolina ser de boa qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à compressão. Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhorar o índice de octanos.

TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂCIAS

O limite estabelecido para o índice de octanagem era de zero a cem. Mas com a busca constante de novas misturas, este limite foi ultrapassado.
SUBSTÂNCIA
OCTANAGEM
Heptano
0
Pent-1-eno
91
2,2,4-trimetil-pentano
100
Benzeno
106
Metanol
107
Etanol
108
Álcool terc-butílico
113
Éter-metil-terc-butílico (MTBE)
116
Éter-etil-terc-butílico (ETBE)
118

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