O uso freqüente de combustível
adulterado pode causar vários problemas nos motores dos carros, dentre eles:
- Entupimento da bomba de gasolina – que fica no
tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o
motor “morre”, sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a
funcionar.
- Corrosão do sistema de injeção eletrônica – que é
um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros
para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse sistema parar de
funcionar, o carro para também.
- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor –
causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de
movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação delas. Os
resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram
mais a aparecer. Só aparecem cerca de 5000 km depois dos primeiros
abastecimentos com gasolina adulterada.
ÍNDICE DE OCTANAGEM
Para uma gasolina ser de boa
qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à
compressão. Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para
melhorar o índice de octanos.
TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂCIAS
TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂCIAS
O limite estabelecido para o
índice de octanagem era de zero a cem. Mas com a busca constante de novas
misturas, este limite foi ultrapassado.
SUBSTÂNCIA
|
OCTANAGEM
|
Heptano
|
0
|
Pent-1-eno
|
91
|
2,2,4-trimetil-pentano
|
100
|
Benzeno
|
106
|
Metanol
|
107
|
Etanol
|
108
|
Álcool terc-butílico
|
113
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Éter-metil-terc-butílico (MTBE)
|
116
|
Éter-etil-terc-butílico (ETBE)
|
118
|
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