CURIOSIDADES

COMO OS CIENTISTAS MANUSEIAM MATERIAIS RADIOATIVOS?


Os materiais radioativos são, em geral, manuseados em equipamentos denominados “caixas com luvas”. O material deve ser colocado no interior de uma caixa, que é fechada e o operador veste as luvas que estão aplicadas nas paredes da caixa. Dessa maneira, o operador e o ambiente ficam protegidos das emissões radioativas.

Se o material radioativo é emissor gama, além das radiações alfa e beta, a manipulação deve ser feita com controle remoto e com redes de material que absorvam as emissões. As paredes da sala, onde estão os materiais radioativos, são feitas de chumbo com 10 cm de espessura. 


QUAL A IMPORTÂNCIA DO FERRO NO NOSSO ORGANISMO?




O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos dos animais, sendo um constituinte vital das células de todos os mamíferos.

A função do ferro no corpo limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxigênio no sangue por intermédio da hemoglobina existente nos glóbulos vermelhos.

Um homem adulto absorve cerca de 5mg de ferro por dia, enquanto a mulher absorve ligeiramente mais para contrabalançar as perdas durante a menstruação ou gestação.

Nas crianças, a absorção de ferro é muito maior, excedendo de 10mg a 15mg por dia. Há vários sais ferrosos, como o sulfato ferroso, que são bastante eficazes no tratamento de anemia devido à deficiência de ferro.

Dos alimentos de origem animais mais ricos em ferro, destacam-se o fígado, o peixe e a gema de ovo. Dentre os vegetais, são os feijões e ervilhas, de modo geral, as hortaliças. 



A luz é produzida quando elétrons vibram indo e voltando rapidamente entre vários níveis de energia que existem na eletrosfera de um átomo. Para cada salto, é emitido um fóton, que é uma luz monocromática, de comprimento de onda (cor) bem definido.
Deste fato resultam os espectros de emissão, formados por raias ou bandas coloridas, que servem inclusive, para identificar o átomo emissor da luz. Em temperaturas elevadas átomos com muitos elétrons emitem tantas raias que o espectro se torna contínuo e a presença simultânea de todas as cores se traduz na cor branca.
Um objeto é branco quando reflete todas as cores.
Um objeto é preto quando absorve todas as cores.
Um objeto é vermelho quando reflete a cor vermelha e absorve as demais cores. 



DE ONDE VEM O ODOR DA NOSSA TRANSPIRAÇÃO




O odor da nossa transpiração, o cheiro de corpo, é devido, em parte, aos ácidos carboxílicos.

O suor elimina muitas substâncias orgânicas, que são decompostas por bactérias existentes em nossa pele em compostos de odor desagradável, como o ácido 3-metil-2-hexenóico.

Para neutralizar estes ácidos, o odor, muitos talcos e desodorantes contém bicarbonato de sódio.




BANHADO A OURO SIGNIFICA DAR UM BANHO DE OURO?




O nome deste processo é chamado de galvanização ou eletrodeposição. Um metal, como o alumínio, por exemplo, é revestido de ouro. Para banhar de ouro um anel feito de alumínio, o anel será o cátodo ligado a uma pilha de pólo negativo. E no pólo positivo, o ânodo deverá ser uma lâmina de ouro. Os eletrodos devem estar mergulhados em um sal de ouro, como o nitrato de ouro. Desta forma, o ouro irá se depositar no anel de alumínio. Pode-se dizer então, que o alumínio foi mergulhado em ouro (sal), então é banhado a ouro. 

POR QUE NÃO DEVEMOS DESCARTAE PILHAS E BATERIAS EM LIXO COMUM?




O grande aumento do uso de celulares, computadores, filmadoras, aparelhos de som e tantos outros aparelhos eletrônicos ocasionaram o aumento também muito elevado de pilhas e de baterias.


          

Muitas destas pilhas e baterias são feitas de metais pesados como mercúrio, cádmio, níquel e substâncias que contém estes metais. Estas substâncias são muito tóxicas e prejudicam o organismo. Tem efeito cumulativo. Dependendo da concentração, podem causar, em longo prazo, doenças no sistema nervoso, nos rins, nos ossos, etc. Pode causar inclusive câncer.

O perigo deste material é a forma com que é descartado. Muitas vezes de forma inadequada. Geralmente vão parar nos lixões comuns. Com o passar do tempo, as pilhas e as baterias descartadas deixam vazar líquidos que contaminam o solo, os lençóis freáticos, e que podem até chegar aos rios e lagos. 

Por este motivo, devemos descartar pilhas e baterias em locais apropriados onde fazem a coleta deste material para a reciclagem e não nos lixos comuns.





O QUE SÃO PRODUTOS ORGÂNICOS





Ouvimos muito a expressão “produtos orgânicos”. Os produtos orgânicos são conhecidos como aqueles que estão livres de adubos químicos e de agrotóxicos.
Esta ideia começou a ser praticada com a produção de alface e outras verduras. Com o tempo passou para os legumes, frutas, café, vinho e outros produtos. Até mesmo os alimentos orgânicos que são industrializados não devem ter nenhum tipo de aditivo químico.
Os produtos orgânicos tornaram-se por lei uma categoria de alimentos, mas é na verdade um emprego errado desta expressão, porque na verdade todo e qualquer alimento, independente do seu método de produção, é formado por substâncias orgânicas.

DANOS DA GASOLINA ADULTERADA



O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários problemas nos motores dos carros, dentre eles:
- Entupimento da bomba de gasolina – que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor “morre”, sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar.
- Corrosão do sistema de injeção eletrônica – que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se esse sistema parar de funcionar, o carro para também.
- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor – causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação delas. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer. Só aparecem cerca de 5000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada.

ÍNDICE DE OCTANAGEM

Para uma gasolina ser de boa qualidade, deve ter alta octanagem. Isto quer dizer, ter alta resistência à compressão. Os cientistas estão sempre em busca da mistura mais eficaz para melhorar o índice de octanos.

TABELA DE ÍNDICE DE OCTANAGEM DE ALGUMAS SUBSTÂCIAS

O limite estabelecido para o índice de octanagem era de zero a cem. Mas com a busca constante de novas misturas, este limite foi ultrapassado.
SUBSTÂNCIA
OCTANAGEM
Heptano
0
Pent-1-eno
91
2,2,4-trimetil-pentano
100
Benzeno
106
Metanol
107
Etanol
108
Álcool terc-butílico
113
Éter-metil-terc-butílico (MTBE)
116
Éter-etil-terc-butílico (ETBE)
118

COMO ACONTECE A COMBUSTÃO ESPONTÂNEA?



QUAL É O ELEMENTO QUÍMICO MAIS ABUNDANTE NA TERRA?




O elemento químico mais abundante na Terra é o oxigênio, que compõe cerca de 49,5% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera terrestre.
O elemento que fica em segundo lugar é o silício. O dióxido de silício e os silicatos fazem parte de cerca de 87% dos compostos que existem na crosta terrestre.



GASOLINA


A gasolina, obtida pela destilaçao fracionada do petróleo tem sofrido modificações com a evolução da indústria petrolífera e dos motores de combustão interna. Os hidrocarbonetos, componentes da gasolina, são membros da série parafínica, olefínica, naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem do petróleo e dos processos de produção utilizados. Hoje em dia, as gasolinas que saem das refinarias são formadas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de desempenho dos motores. 
 

Uma gasolina para consumo é composta pela mistura de dois, três ou mais componentes obtidos em diferentes processos de refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como tolueno, xilenos, etanol anidro, metanol e outros aditivos especiais com finalidades específicas, dentre elas os antioxidantes e antidetonantes.

Por que um alimento é mais calórico que outro?


Os alimentos contêm valores energéticos.
Veja na tabela a seguir alguns valores energéticos. São geralmente encontrados em calorias (cal) ou em quilocalorias (Kcal).
ALIMENTO
VALOR ENERGÉTICO (Cal/g)
Arroz
3,60
Açúcar
4,00
Batata
0,90
Carne
2,90
Chocolate
4,67
Manteiga
7,60
Peixe
0,84

Esses “valores energéticos” correspondem à energia liberada nas reações químicas do metabolismo desses alimentos no organismo.
Se dissermos que o chocolate tem muita caloria, na verdade queremos dizer que nas reações do metabolismo do chocolate no organismo, há liberação de muita energia.
 

LINUS PAULING E A VITAMINA C


VITAMIO químico americano Linus Carl Pauling foi um importante cientista e obteve durante sua carreira dois prêmios Nobel.
Em 1954, recebeu o Prêmio Nobel de Química por descobertas na área de ligações químicas. Este trabalho foi muito útil para descrever a estrutura e a forma dos átomos e das complexas moléculas de tecidos vivos. Em 1962, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, por sua luta contra a proliferação de armas atômicas.

A vitamina C foi descoberta em 192 por outro cientista, mas foi Pauling quem descobriu a importância desta vitamina no tratamento da gripe.  Aos 41 anos de idade, descobriu uma doença nos rins, a Doença de Bright. Era considerada uma doença incurável na época. Tratou-se com um médico que indicava maior consumo de vitaminas e sais minerais e pouca ingestão de sal e proteínas.  
Em suas pesquisas, investigava a ação de enzimas e deu-se conta que as vitaminas podiam ter efeitos bioquímicos no organismo. Em 1968, Linus pauling publicou um artigo sobre psiquiatria ortomolecular.  Suas ideias não eram aceitas. Um outro cientista apresentou a tese de que podia haver cura de doenças a base de altas doses de vitamina C. Assim, Pauling começou a ingerir vários gramas de vitamina C para prevenir resfriados. Estudou muito sobre o assunto: “Vitaminas e resfriado comum”.

    
Laranja e Kiwi: frutas que contêm vitamina C.
Trabalhou com um oncologista para estudar a relação da vitamina C com o câncer. Publicaram muitos artigos juntos. Ainda era muito criticado pelas pesquisas. Desenvolveu dietas a base de elevadas doses de vitamina C como tratamento complementar contra o cancro. A ideia era usar a vitamina de forma prolongada para prevenir várias doenças.
Fundou um Intituto para continuar as investigações sobre a vitamina C. Estudou, nos seus últimos anos de vida sobre a ação da vitamina em agumas doenças.
Morreu aos 93 anos em 1994.

Desde 1966, Pauling tomava todos os dias 18g de vitamina C e em 1991 quando descobriu um câncer, ele sustentou a tese de que a vitamina C foi quem retardou o aparecimento da doença pelo menos 20 anos. Enquanto isso, todos achavam que ele estava com câncer, justamente porque tomava altas doses de vitamina C.

COMO FUNCIONAM AS LATINHAS QUE RESFRIAM EM APENAS SEGUNDOS?

EM APENAS SEGUNDOS?
As chamadas latinhas inteligentes criadas na Coreia do Sul são um tipo de aplicação muito interessante dos fenômenos físico-químicos de trocas de calor. Estas latas se aquecem ou se resfriam.
As latinhas inteligentes usadas para refrigerantes e cerveja gelam o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira. Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico sobre alta pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento, que gela a bebida contida na lata. Existem também os recipientes que aquecem seu conteúdo. É usado em sopas, leite e café.
Esta ideia foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para fornecer comida quente aos soldados nos campos de batalha.
Para o aquecimento, são usadas várias reações que liberam calor (exotérmicas), como:
CaO  +  H2O  →   Ca(OH)2
2 Al  +  Fe2O3   →   Al2O3   +   2 Fe